Todas as palestras do músico Guilhermo Santiago têm como objetivo promover experiências significativas aos seus participantes, refletindo, de forma prática, sobre reais mudanças de comportamento do indivíduo na sociedade e consigo mesmo, pois é possível resgatar valores como ética, moral, convivência etc.
São utilizadas atividades musicais, mas a forma de condução de cada palestra varia de acordo com a sua dinâmica, podendo ser utilizadas garrafas, contações de histórias e percussão corporal.
Sugestões de abordagens
Liderança e proatividade: você está no comando para que junto com o restante da comunidade promova a mudança;
Cooperação – todos fazem parte: através do som coordenado por um maestro acontece a Harmonia da música;
Disciplina, atenção, concentração, foco e comprometimento são itens necessários para que a orquestra dê certo. Cada indivíduo tem sua importância no todo;
Motivação e engajamento: ao saberem que juntos formam uma orquestra, cada um com seu som distinto, as pessoas fazem parte de um todo, um sistema equilibrado;
Visão holística do sistema;
Importância do todo e de cada um como indivíduo (a sua nota musical; ou sua contribuição no processo de um objetivo) é fator fundamental, pois sem sua atuação (sua nota) é impossível atingir o objetivo (executar a música).
Trabalho em equipe;
Respeitar as diferenças (só é possível executar uma música se as notas forem diferentes e isso faz a diferença);
Competências socioemocionais: estaremos lidando com um grande número de pessoas que não entendem de música, e eles estarão executando uma música importante e respeitada inclusive nos meios acadêmicos musicais.